Entrevistas Mágicas

IMG-20210406-WA0003

 

Ana Caseiro é cabeleireira, estilista e consultora de cabelos encaracolados, no entanto, a palavra que melhor a define é: curiosidade, pois tem sido essa característica que tem impulsionado a sua evolução!

 

Tenho muito gosto em estrear a nossa rubrica de entrevistas com alguém tão especial como a Ana! Espero que gostes!

 

S – Quem és e o que fazes profissionalmente nos dias de hoje?

 

A – Considero-me uma eterna aprendiz, sou mulher, mãe, portuguesa, nascida e criada em Cascais, a morar actualmente em Sintra. Adoro aprender e nesta busca de novas aprendizagens, o meu caminho pessoal levou-me a criar a Curly Care e hoje em dia sou também cabeleireira especializada em cabelos ondulados, encaracolados e crespos.

Sou formada em Gestão de Empresas e trabalho na área de comunicação e marketing há 19 anos. Adoro dançar, estar na natureza, ler, sou apaixonada por cozinhar, ensinar,

viver bons momentos e criar memórias com os meus filhos, gosto de conversar e de música e tenho muitos outros interesses, entre os quais vou saltitando e que me têm trazido

pessoas e conhecimentos muito giros à minha vida.

 

 

S – Conheci-te no mundo da cosmética natural, através do grupo “Saboaria”, do qual foste a fundadora. Como chegaste até esta fase?

 

A – A saboaria apareceu na minha vida por culpa da minha curiosidade inata e também na minha busca por produtos mais naturais para usar no corpo e menos agressivos para o ambiente.

Cozinhar alimentos naturais e reais já era uma realidade do meu dia a dia, ou seja, já tinha o hábito de perceber que ingredientes se encontravam em determinados produtos e optava por escolher quase sempre alimentos verdadeiros, comida que não precisa rótulos. Na altura estava grávida  e comecei a questionar os ingredientes que compunham os produtos de higiene dos bebés, fiquei chocada com o que descobri, produtos sem qualidade, cheios de químicos e bastante prejudiciais até, encapsulados num marketing que dourava a realidade por detrás dos ingredientes. Nada saudável, nem para adultos, muitos menos bebés e também não para o meio ambiente. A primeira receita que fiz foi um shampoo e gel de banho para bebés, feito com sabonete de azeite; comprei o sabonete e segui a receita. Pensei, giro giro era fazer o processo todo de raiz, tenho essa mania e achei que seria engraçado fazer também o sabonete.

Foi então que comecei a investigar o tema, com a descoberta do processo de fazer sabões naturais descobri um mundo novo e percebi que facilmente conseguiria fazer todos os produtos para o bebé e fiz! Na altura com a ajuda do meu filho mais velho, que tinha 4 anos, fizemos todos os produtos para o seu mano: shampoo/gel de banho, spray para limpar o rabinho, pó para a muda da fralda, hidratante sólido, pó de aveia para o banho, enfim, começou uma linda viagem no mundo da biocosmética e da saboaria. Como gosto de trocar ideias, partilhar, criei o grupo nesse âmbito e o grupo cresceu de uma forma exponencial e criaram-se ligações interessantes entre pessoas com a mesma paixão que estão espalhadas pelo mundo mas falam português.

 

S – Tens um percurso muito interessante, onde o que fazes vai evoluindo contigo. O que te move?

 

A – Tenho os meus valores muito bem marcados e definidos, mas sem dúvida, o meu desejo de aprender, a necessidade de partilha, o meu entusiasmo e a minha criatividade, fazem-me aprender de facto e evoluir.

Sinto que somos seres em construção e também sinto que quando quero saber mais sobre um tema, estudo-o a fundo e tem sido isso que me tem permitido evoluir e crescer. A maternidade é um marco nesse ponto e há 15 anos atrás abriu-me um mundo novo para mim, aprendi muito sobre parto natural, doula, amamentação, carregar bebés, usar fraldas de pano, praticar baby lead weaning, co-sleeping, comunicação não violenta, disciplina positiva.

Depois ao longo de várias fases foram surgindo outros conhecimentos, outros gostos e hobbies que são transversais a várias áreas da minha vida pessoal e profissional. Ultimamente, ando muito virada para o sagrado feminino, empoderamento feminino, auto conhecimento e crescimento espiritual.

 

S – O que é ser Estilista/Consultora de cabelos encaracolados?

 

A – Tive dificuldade em assumir-me como cabeleireira, todos temos algumas crenças limitantes! Mas como cabeleireira, estilista e consultora de cabelos encaracolados ajudo as mulheres a aceitarem e cuidarem do seu cabelo natural, concretizo os seus desejos em termos de corte de cabelo e aspecto do mesmo e ensino a tratar e também faço tratamentos adequados ao que o cabelo precisa, aconselho produtos e técnicas adequadas à sua rotina e ao aspecto que querem dar ao seu cabelo. O corte só é feito após uma análise cuidada do estado e tipo de cabelo, rotinas, estilo de vida, produtos usados e recomendados, resultados procurados.

Faço geralmente o corte a seco, cortando o cabelo mecha a mecha, esculpindo cada onda/caracol por forma a respeitar a curvatura natural, deixando o corte uniforme e sem surpresas de encolhimento inesperadas. É um trabalho muito artesanal e artístico, que exige técnica e um cuidado estético forte, para enquadrar o cabelo com a personalidade e o gosto da pessoa.

 

S – Qual o contributo que os champôs da Poção Mágica dão no teu trabalho com os cabelos encaracolados?

 

A – Eu sou uma grande fã de produtos naturais e que sejam em simultâneo amigos do ambiente, se tiverem ingredientes que não sejam agressivos para os cabelos, melhor ainda! Os champôs da Poção Mágica foram especialmente desenvolvidos para respeitar todos esses pontos, têm um ponto de equilíbrio entre limpeza e emoliência que não se encontra nos produtos que não são naturais, logo, a limpeza do couro cabeludo é feita de forma adequada e os fios do cabelo não ficam danificados.

A Sandra faz um trabalho magnífico de pesquisa, aprendizagem e testagem de todos os produtos que desenvolve, trabalho que confio e admiro muito!

 

S – Na tua conta de Instagram, para além de mostrares o teu trabalho, fazes também partilhas de força, de empoderamento e reflexão. Escreves principalmente para ti ou pensas mais na Mulher em geral, que precisa ler as tuas mensagens?

 

A – A marca “Curly Care” é uma marca pessoal, que me reflete e, como tal, sinto que reflete também todas as mulheres cuja mensagem ressoa com elas. Somos todas uma, os meus problemas e desafios são os problemas e desafios de tantas outras.

Escrevo muito sobre coisas que sinto de forma muito crua e verdadeira e espero, de uma forma muito humilde ajudar ou inspirar outra mulher que me esteja a ler. Se num post que escreva, conseguir fazer isso, nem que seja a uma só mulher, esse post já valeu a pena! Acredito muito que juntos somos mais fortes, como também acredito no poder que o cabelo tem em nos transformar!

 

S – O tema desta Carta Mágica é o auto-cuidado. Tens algum ritual de auto-cuidado que queiras partilhar? Queres deixar alguma mensagem sobre o tema?

 

A – Tenho cada vez mais uma consciência de que o auto-cuidado é essencial para mantermos a nossa vitalidade e sanidade mental. Hoje em dia tenho vários rituais e permito-me parar e cuidar de mim, sem ter um peso na consciência por estar a “roubar” tempo a alguém, na verdade, também tenho mais tempo.

As mulheres carregam muito esta carga de cuidadoras e ficam muitas vezes para o fim da fila. A meditação e praticar o hoponopono têm-me ajudado bastante, mas em termos de rituais de auto-cuidado tenho alguns que não dispenso e quando estou mais em baixo, faço mesmo questão de fazer para me nutrir e mimar: numa base diária maquilho-me para mim e ponho um vestido bonito mesmo que não vá sair ou vá só à praça; uma vez por semana faço uma máscara esfoliante natural para o rosto e faço um tratamento ao cabelo com óleos vegetais e essenciais e excecionalmente tomo um banho de imersão à luz das velas com flores e óleos essenciais.

Uma pessoa fica logo outra!

 

Ana Caseiro virá espalhar o seu talento nas Caldas da Rainha, no dia 30 de Abril. A agenda já está fechada para esse dia mas recomendo que sigas a Ana no seu Instagram (@curlycare.anacaseiro) ou Facebook (@curlycare.pt), para que estejas a par das próximas datas ou até visitá-la no seu atelier em Cascais.

 

Até breve,

 

Sandra Martins

CEO e Fundadora da Poção Magica

 

Sem Comentários

Comente