Conservas! Parte II

IMG_20200830_165826

 

É altura de “armazenar” coisas boas para consumir no inverno e, como prometido, hoje deixo aqui a receita da conserva de pimento.

 

Adoro fazer esta conserva com pimentos vermelhos, mas se tiverem alguns ainda verdes e amarelos, podem juntar e vão ter um bonito frasco colorido, para além de uma conserva deliciosa!

 

Eu gosto de a utilizar em arroz, assados, estufados, etc…mas, dêem asas à vossa imaginação e desfrutem!!!

 

Conserva de Pimento (para 1 kg de pimentos)

 

Para este processo necessitamos de frascos de vidro com tampa metálica, uma panela grande (para a pasteurização), pimentos, vinagre, sal, açúcar, pimenta, alho, azeite e oregãos.

 

Cortar os pimentos em tiras e deixa-los a secar ao sol por algumas horas (ou colocar no forno a uma temperatura baixa).

 

Numa panela colocar 1 litro de vinagre, 1 colher de chá de sal, 1 colher de azeite, 1 colher chá de açúcar, pimenta q.b., levar a lume forte e quando começar a ferver, juntar os pimentos.

 

Deixar ferver em lume forte durante +- 5 minutos.

 

Deixar permanecer neste molho de vinagre por 2 a 3 horas, depois colocar num escorredor de legumes e deixar escorrer bem.

 

Colocar as tiras em frascos esterilizados, em camadas, com dentes de alho laminados e oregãos, juntar azeite até encher os frascos.

 

Fecham-se muito bem os frascos e procede-se à pasteurização.

 

Pasteurização: Colocar os frascos numa panela cobertos de água e deixar ferver durante 10 minutos, deixar arrefecer na panela, retirar e guardar em local fresco e escuro.

 

Duração: A conserva de pimento dura pelo menos 1 ano.

 

Viva o “desperdício zero”!!!

 

Fico a aguardar o feedback das vossas experiências culinárias!

 

 

Sandra Martins

IMG_20200905_152053
Sem Comentários

Comente